top of page

Advogado Mais Admirado inaugura escritório especializado em Direito Penal


Leonardo Magalhães Avelar atua há 20 anos na área Criminal Empresarial.


Leonardo Magalhães Avelar, um dos advogados mais admirados da 15º edição do anuário Análise Advocacia, inaugurou a boutique criminal Avelar Advogados, em São Paulo. Nos últimos anos, ele se dedicou ao exercício do Direito Penal atuando em grandes escritórios como o Moraes Pitombo Advogados, por 18 anos e, nos últimos dois, era o fundador e líder da área no Cascione Pulino e Boulos Advogados.


Com enfoque em Direito Penal, tanto em consultivo quanto contencioso, o sócio justifica que aplicou à nova banca toda a experiência que obteve ao longo de 20 anos de carreira. Para isso, Leonardo uniu a disponibilidade no atendimento, pessoalidade e qualidade técnica de uma boutique criminal junto a visão multidisciplinar, metodologia de trabalho e organização de um escritório full service.


Leonardo Magalhães Avelar, sócio do Avelar Advogados (Imagem: divulgação)


O advogado afirma que é da natureza do contencioso penal ter um perfil de escritório especializado, o que garante que ao Avelar Advogados a meta não é ter uma banca focada em crescimento quantitativo, mas sim exercer as demandas de forma qualificada.

"Os advogados criminalistas são os cardiologistas do Direito. Precisamos atender os clientes de forma próxima e empática, pois cuidamos de questões muito sérias, é a vida e liberdade de uma pessoa."

Avelar formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 2003, e possui pós-graduação em Direito Penal Econômico Internacional pela Universidade de Coimbra, Portugal, concluída em 2005; Direito Penal Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), em 2008; Direito Digital pela CEU Law School, em 2014, e Administração e Planejamento Estratégico de Escritórios de Advocacia, pela FGV-SP, em 2018. Além disso, é membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.


Em análise ao cenário atual da advocacia criminal, o advogado destaca que há bons players no mercado que se destacam por suas competências técnicas. Mas, para lidar diretamente com clientes, é necessário que o profissional agregue valor com empatia, paixão pelo trabalho, seja solícito com o cliente e, principalmente, desenvolva seu olhar às demais áreas do Direito, onde a multidisciplinariedade possibilita traçar estratégias mais criativas.


Desde 2018, Leonardo Magalhães Avelar figura no ranking do Análise Advocacia entre os advogados Mais Admirados em Penal. Em 2020, além da especialidade, figura também entre os eleitos no estado de São Paulo.

 

Texto publicado originalmente em Análise Editorial.

bottom of page