top of page

Uso de gesto nazista em protesto é um 'ataque à democracia', afirma embaixador da Alemanha no Brasil

Em nota, Embaixada de Israel chama ato de "ultrajante" e pede providências a autoridades competentes


Por: O Globo


Eliane Oliveira


Imagens veiculadas na internet, na quarta-feira, que mostravam bolsonaristas com gestos similares a uma saudação nazista, em protestos contra o resultado das eleições, foram duramente criticadas pelo embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms. Em uma rede social, nesta quinta-feira, o diplomata afirmou que esse tipo de atitude é um ataque à democracia brasileira.


“O uso de símbolos nazistas e fascistas por ‘manifestantes’ claramente de extrema direita é profundamente chocante. Apologia ao nazismo é crime!”, enfatizou Thoms.


“Não se trata de liberdade de expressão, mas de um ataque à democracia e ao Estado de direito no Brasil. Esse gesto desrespeita a memória das vítimas do nazismo e os horrores causados por ele”, completou o embaixador alemão.


Ao contrário de Thoms, que não foi específico sobre a localização dessas manifestações, a Embaixada de Israel divulgou uma nota curta, frisando que as supostas “saudações nazistas” aconteceram em Santa Catarina.


"Rejeitamos qualquer forma de referências nazistas no Brasil e em geral. Estamos preocupados com esse fenômeno aqui e contamos com as autoridades competentes para que tomem as providências necessárias para acabar com esse tipo de atos ultrajantes”, diz a nota.


O Ministério Público de Santa Catarina informou que iria investigar as imagens. Posteriormente, manifestou-se dizendo que houve apologia ao nazismo, apesar de a atitude ser incompatível com o respeito exigido durante a execução do hino nacional.


Segundo o advogado criminalista Leonardo Magalhães Avelar, o Supremo Tribunal Federal já interpretou que alusões às práticas nazistas são incompatíveis com os padrões éticos e morais do mundo contemporâneo. Ele ressaltou que se trata de um crime que pode ser punido com até cinco anos de reclusão.

— A saudação nazista causa perplexidade em toda sociedade e denota a crueldade do movimento antidemocrático. O grave fato não pode ser avaliado com naturalidade pelas autoridades públicas e deve ser severamente apurado no âmbito criminal — afirmou.
 

Texto publicado originalmente em O Globo.

bottom of page