top of page

Preventiva não pode ser mantida com base em elemento abstrato, diz ministro

A prisão preventiva não pode ser mantida sem elementos concretos que a justifiquem. Nesses casos, devem ser aplicadas medidas cautelares alternativas.

Com esse entendimento, o ministro Sebastião Reis Júnior, do Superior Tribunal de Justiça, concedeu um Habeas Corpus a um homem preso por ter causado um acidente ao dirigir embriagado.

O réu foi preso em flagrante logo após o acidente, e o juízo de primeira instância manteve a prisão. A defesa, então, pediu o HC ao Tribunal de Justiça de São Paulo, que o negou. Em sua fundamentação, a desembargadora Jucimara Esther de Lima Bueno ressaltou que o acidente havia sido grave.

Ao recorrer ao STJ, a defesa alegou constrangimento ilegal, pois não foram colhidas evidências concretas da gravidade da situação, como os exames do bafômetro e o toxicológico.

O ministro Reis Júnior concordou com a tese defensiva. Segundo ele, o decreto de prisão do TJ-SP não trouxe elementos concretos que comprovassem a necessidade de sua manutenção, o que contrariou o entendimento do STJ. Ao conceder o HC, o magistrado determinou que fossem aplicadas outras medidas, a critério do juiz de primeira instância.

“Conforme reiteradamente decidido pelo Superior Tribunal de Justiça, a custódia cautelar não pode ser imposta com base, essencialmente, na gravidade abstrata do delito, assentada a motivação em elementos inerentes ao próprio tipo penal. Ora, a mera indicação de circunstâncias elementares do crime, sem a demonstração dos riscos casuísticos ao processo ou à sociedade, não justifica o encarceramento cautelar”, escreveu o ministro.

“A decisão coloca freios na determinação de prisões preventivas de forma automática em decorrência exclusivamente da gravidade da conduta imputada”, comentaram os advogados Leonardo Magalhães Avelar e Bruno Sarrubbo Scalabrini, do escritório Avelar Advogados, que atuaram na causa.

Clique aqui para ler a decisão

  • HC 945.542

 

Texto publicado originalmente no portal Consultor Jurídico.

_edited_edited.png

São Paulo

Rua Bandeira Paulista, 702, 2º andar

Itaim Bibi – São Paulo - SP – CEP 04532-010

Tel: (11) 3168-2995

Rio de Janeiro

Rua do Carmo, 57, 6º andar
Centro – Rio de Janeiro - RJ – CEP 20011-020

Brasília

SHS, Quadra 6, Bloco A, Sala 501

Asa Sul – Brasília - DF – CEP 70316-102

Assine nossa newsletter sobre as novidades do Direito Penal

E-mail cadastrado com sucesso!

  • LinkedIn - Avelar Advogados
LogoChambers2021.png
Chambers_2022
LeadersLeague2021.png
Leaders-League-2022.png
logo_20years.png
SELO_ADVH_vertical_2020.png
SELO_ESC_vertical_2021_BX.png
SELO_ADVH_vertical_2021_BX.png
badge-advocacy-regional-advocacia-2021-2227-56-414-1653328406.png

© 2024 por Avelar Advogados.

bottom of page